ÓPERA TOSCA É A ATRAÇÃO NO TTB

Seguindo sua proposta anual de apresentação de importantes títulos de ópera ao público sergipano, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística do Maestro Guilherme Mannis, juntamente como seu Coro Sinfônico, trarão ao público nos próximos dias 24 (quinta) e 26 (sábado) de maio, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a ópera Tosca, de Giacomo Puccini. Realizada de modo semi-encenado, ou seja, com orquestra no palco e cantores interpretando as cenas à frente do grupo, as récitas terão a participação de importantes solistas do cenário operístico nacional, e contarão com legendas em português. O evento tem a realização da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do Banese e Instituto Banese.

 

No elenco, nomes consagrados na ópera nacional, como o soprano Daniella Carvalho (Tosca), carioca, com família sergipana e atualmente radicada em Nova York, o tenor Richard Bauer (Cavaradossi), os barítonos Rodolfo Giugliani (Scarpia) e Sebastião Teixeira (Sacristão) e o baixo Saulo Javan (Angelotti). Completam o elenco jovens talentos sergipanos como o tenor Jonathas Mathias (Spoletta) e Claudio-Alexandre Silva (Sciarrone e Carcereiro). A regência estará a cargo do maestro Guilherme Mannis, que vê na ópera um excelente caminho para a produção artística do Estado: "O Tobias Barreto é um grande Teatro, e nossa orquestra realizou interpretações notáveis de Aïda e La Bohème, nos anos anteriores. Nada mais justo do que brindar o nosso público sergipano com outra ópera de enorme sucesso, rara beleza musical e enredo surpreendente. Em futuro próximo, visualizo a  capacidade de Sergipe abrigar um belíssimo festival de ópera, que encantaria a toda a sociedade envolvendo, principalmente, a produção local." 

A regência do Coro Sinfônico da ORSSE está a cargo do maestro Daniel Freire, e os espetáculos possuem ainda a assistência do maestro Daniel Nery.

A história: a ópera se passa em Roma, no clima pós-revolucionário. Angelotti, o protagonista deste movimento, é preso pelo regime e consegue fugir. Mário Cavaradossi, um pintor,  é um simpatizante das idéias revolucionárias e pelo apoio à fuga de Angelotti acaba se envolvendo com Floria Tosca, uma cantora que chega à igreja para visitá-lo. O barão Scarpia, braço direito do poder, passa a perseguir o revolucionário, pressionando e prendendo Mario e assediando Tosca, sua amada, que faz de tudo para libertar o pintor. Após a notícia da vitória de Napoleão, subitamente comunicada, Mario declara sua vitória e Scarpia faz um acordo com Tosca para libertar o pintor, desde que cedesse aos seus encantos por uma noite. Tosca, revoltada, assassina Scarpia pensando em dias felizes com seu amor. O desenrolar da intrincada trama, no entanto, acaba trazendo acontecimentos surpreendentes.

 

 

Share