SEJA UMA DOULA, ATENDA AO CHAMADO DO AMOR

Estão abertas as inscrições para mulheres voluntárias em participar do Projeto Doulas – cuidando do bem nascer, desenvolvido pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. Para participar, a candidata deve ir ao Núcleo de Educação Permanente da maternidade até o próximo dia 18 de março, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Desenvolvido pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes o projeto busca incentivar o trabalho voluntário baseado no suporte afetivo, físico e emocional às gestantes. O treinamento será desenvolvido através de

três focos: o auxílio no momento do parto, com o apoio físico e emocional; o trabalho de acolhimento pós-parto, levando informações sobre o bebê e fazendo a ponte entre família e puérpera; e o trabalho educativo da doula em relação ao aleitamento materno.

A mulher interessada em se tornar doula participará de um processo seletivo para identificar o perfil e o preparo emocional com relação a algumas situações como lidar com o parto e o ambiente hospitalar. As classificadas farão um treinamento de 30 horas teóricas e 312 horas de prática.

Serão transmitidos conhecimentos básicos do trabalho das doulas e sua interface com os trabalhos na enfermagem, psicologia, nutrição, obstetrícia e entre outras. A ação das doulas fortalece as políticas de humanização do parto e nascimento, através do acolhimento e orientação às gestantes e puérperas em suas dúvidas, em relação ao parto e a amamentação, explica Silvia dos Anjos, psicóloga e uma das coordenadoras do projeto preparatório na maternidade.

Em Sergipe, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é pioneira na formação de doulas. O incentivo é dado com base no cumprimento da lei de 2005, que garante às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto e pós-parto imediato, no âmbito do sus, e com base nas diretrizes do hospital amigo da criança onde se destaca a importância da ação das doulas como uma atividade no cuidado amigo da mulher.

Share