AVOSOS NA CAMPAMHA SETEMBRO DOURADO

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) engaja-se mais uma vez, bem como pede a participação da sociedade, na campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). Na programação da Avosos: ´Marcha da Vitória: Heróis da Vida´ (dia 7), X Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil (dias 14 e 15), entrega de residências pelo Projeto Casinha Feliz, Festa de Debutantes (dia 28), dentre outras ações.

Para o fundador e presidente da Avosos, Wilson Melo, esta é a

campanha mais importante quando o assunto é câncer infantojuvenil. “A Coniacc, que congrega 52 instituições espalhadas por todo o país, consegue mobilizar diversas ações por meio do engajamento social. Aqui em Sergipe, a Avosos e outras entidades também buscam a máxima divulgação dos alertas quantos aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Nossas ações neste mês são todas voltadas a este tema”, informa Wilson Melo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), apesar de raro se comparado ao adulto, o câncer infantojuvenil adquire sua importância devido à taxa de mortalidade: é a segunda causa de morte na faixa etária entre 01 e 18 anos, perdendo apenas para fatores externos. Além disso, a taxa de cura no Brasil é aquém do almejado e um dos fatores que contribuem para isso é o diagnóstico tardio.

Já o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, neste ano de 2017, serão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país. Em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Ainda segundo o presidente da Avosos, neste momento no qual as instituições e voluntários realizam ações para chamar a atenção da sociedade sobre a doença, a Avosos realiza seu X Workshop com o tema ´30 anos no Combate ao Câncer Infantojuvenil´. “O evento irá fomentar uma reflexão profunda sobre a assistência oncológica infantojuvenil no Estado. Em verdade, ainda não se conseguiu solucionar os problemas da Rede de Saúde Pública em Sergipe, o que gera ainda mais aflições, angústias e sofrimentos nas crianças, adolescentes e seus pais diante das incertezas do tratamento da doença”, revela Wilson Melo, que há 33 anos está engajado nas ações em defesa de crianças e adolescentes com câncer em Sergipe.

Diagnóstico Precoce

A família deve ficar atenta a sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância: características como palidez progressiva, dor óssea, nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas – principalmente nos membros inferiores e superiores, febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas.

É fundamentam também a família ficar alerta ao perímetro cefálio das crianças pequenas, dores de cabeça diárias matutinas acompanhadas de vômito, alterações no equilíbrio, na visão, no andar, presença de ínguas frequentes. Diante desses sintomas é importante que a criança seja avaliada por um médico.

A família deve também prestar atenção a sintomas que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, tumores na perna e nos braços. Além disso, perda de peso importante sem explicação tem que ser investigada, assim como o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada.

A Avosos fica localizada na rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. Informações: (79) 3212-4702 / 98172-8724.

 

Fonte: Avosos

Share